quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Reitor e intelectuais da UFC recebem Comissão do Centenário

O reitor Jesualdo Farias reuniu diretores de departamentos, do staff administrativo e professores da Universidade Federal do Ceará (UFC) para receber membros da Comissão Organizadora do Centenário de Juazeiro do Norte. Como filho da cidade, ele manifestou o seu amor pela terra de Padre Cícero e agradeceu a idéia da reunião na sede da UFC em Fortaleza. Colocou ainda a entidade à disposição no sentido de ajudar e acompanhar de perto os passos da comissão.
Voltando-se ao prefeito Manoel Santana disse, e ouviu a concordância do mesmo em tom de resposta, que o Centenário deve ser um momento para projetar, através de políticas públicas, os rumos do Juazeiro. Jesualdo sugeriu para 2011 uma programação, durante todo o ano no Museu da UFC, em homenagens ao Juazeiro e garantiu que fará o possível para contribuir nessas discussões e apoio à festa. Coube ao prefeito Manoel Santana agradecer a disponibilidade da reitoria da universidade.
Para ele, trata-se de um momento único e de grande importância na vida da cidade que começou com um levantamento histórico das datas magnas que permeiam o Centenário de Juazeiro. Citou, por exemplo, os 100 anos da Imprensa gerados a partir da primeira edição do Jornal O Rebate, que circulou no dia 18 de julho de 1911. Santana falou ainda que vem procurando parcerias com instituições importantes como a Universidade Federal do Ceará.
O professor Renato Casimiro, que é membro da comissão, apresentou por meio de telão o esboço de um programa após a cronologia sobre o processo de emancipação política de Juazeiro. Ele cobrou apoios dos Departamentos de Arquitetura da UFC na definição do projeto de uma nova estação de passageiros para o aeroporto; de Ciências Agrárias em relação ao projeto Árvore do Centenário com o plantio de mudas de Juazeiro; e de História quanto a implantação do Museu da Cidade.
Dentre os projetos apresentados pela comissão estão a Praça do Centenário com Marco Zero, monumento pelos 100 anos, programa de editoração de livros e cordéis, implantação de um relógio remissivo com a marcha regressiva para o Centenário, construção do portal da cidade e o mapeamento da nação romeira. Além desses, a reorganização do trânsito, o resgate de figuras históricas para homenagens e exposições que mostram a evolução do Juazeiro.
Em meio aos debates, muitas sugestões foram oferecidas a partir da tradução do livro “Trail of Miracles” (A Trilha dos Milagres) da professora Candace Slater da Universidade da Califórnia (Berkeley). A proposta foi feita pelo professor Régis Lopes, do Departamento de História da UFC. No processo de resgate, o diretor do Departamento de Arquitetura e do Museu de Artes da instituição, Pedro Eymar, sugeriu a reimpressão de cordéis e importantes álbuns de xilogravuras.
A ex-diretora do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), Olga Paiva, apresentou a idéia de congregar os artistas plásticos do Ceará em torno do tema Juazeiro. Para o dramaturgo e professor da Uece (Universidade Estadual do Ceará), Oswald Barroso, a terra de Padre Cícero é patrimônio do Nordeste e do Brasil “numa dimensão que extrapola limitações locais. “Não é um município qualquer”, sentenciou.
Nesse aspecto sugeriu a implantação de marcos nas “cidades irmãs” descobertas a partir do mapeamento da nação romeira. Também participou do encontro o diretor do Campus Avançado da UFC no Cariri, Ricardo Ness, defendendo a promoção de um seminário do tipo “pensando Juazeiro para os próximos 100 anos”. Para a jornalista Ivonete Maia, ouvidora da universidade e presidente da ACI (Associação Cearense de Imprensa), a importância da Imprensa na construção da história e emancipação de Juazeiro deve ser tema da aula inaugural para os futuros alunos do Campus no Cariri.
O Secretário de Turismo e Romarias José Carlos dos Santos, e Coordenador Executivo da Comissão, José Carlos dos Santos, disse ter gostado da reunião como força de mobilização e sensibilização em torno dos 100 anos da terra do “Padim”. Participaram ainda o Chefe de Gabinete da UFC, Luiz Antonio; o diretor do Departamentos de Engenharia Hidráulica e Ambiental, Suetônio Mota; e de Física, Marlucia Santiago.
Além destes, o diretor do Departamento de Ciências Sociais, João Arruda; do Departamento de Língua Estrangeira, Martine Kunz; o ex-reitor da Urca (Universidade Regional do Cariri), André Herzog; e os professores da URCA Pedro Barros e Núbia Ferreira de Almeida. Na opinião de Martine, Juazeiro tem um papel fundamental em relação ao cordel, a partir da Gráfica da Lira Nordestina. Ela é pesquisadora sobre o tema.(Demontier Tenório)

Nenhum comentário:

Postar um comentário