quarta-feira, 9 de setembro de 2009

UFC NAS COMEMORAÇÕES DO CENTENARIO DE JUAZEIRO

EIS O QUE PUBLICOU O SITE DA UFC:
Os preparativos para a comemoração dos 100 anos de criação do município de Juazeiro do Norte, em 22 de julho de 2011, terão a participação ativa da Universidade Federal do Ceará.

Na terça-feira (1º) pela manhã, reuniram-se na Reitoria da UFC professores e pesquisadores da Instituição com a Comissão do Centenário, criada por decreto pelo Prefeito Manoel Santana, presente ao encontro. Eles foram recebidos pelo Reitor da UFC, Prof. Jesualdo Farias, também filho de Juazeiro do Norte.

"Estamos buscando parcerias com os segmentos mais importantes da sociedade cearense para comemorar o centenário de Juazeiro, e a UFC, ainda mais, depois de instalar um campus avançado na Região do Cariri, não poderia ficar de fora", afirmou o Prefeito Manoel Santana.

Segundo ele, os 100 anos de Juazeiro do Norte não serão apenas um festejo, mas a oportunidade de concretização de um sólido projeto cultural, econômico e social no município. "A UFC modificou nossa cultural local, levando mais ciência e tecnologia. Então viemos beber no poço inesgotável de saber da Universidade para ouvir sugestões. A situação do País é favorável para que a aplicação desse projeto ocorra."

Para o Reitor Jesualdo Farias, "mais do que obrigação, é uma satisfação, como filho da terra, participar ativamente da organização das comemorações pelo centenário de Juazeiro. Nosso compromisso é fazer o possível para contribuir ao extremo e resultar em melhoria da qualidade de vida dos juazeirenses e daqueles que escolheram a cidade como lugar de moradia."

O Campus da UFC no Cariri ofertará 10 cursos de graduação em 2010, todos com grande interface local. Ao todo, serão mais de 200 professores efetivos, 60 servidores técnico-administrativos e 1.500 alunos naquele campus, ano que vem, configurando o maior projeto de expansão da UFC no Interior do Estado.

Para os 100 anos de Juazeiro do Norte, estão previstas algumas obras de infra-estrutura e outras iniciativas, que receberão orientação de docentes e pesquisadores da UFC que já atuam no município há algum tempo. É o caso do Prof. Gilmar de Carvalho, que seria curador de uma exposição sobre o cordel juazeirense.

"Porque é preciso pensar também no Juazeiro do Norte dos próximos 100 anos, em termos de desenvolvimento e gestão", lembrou o Prof. Renato Casimiro, que conduziu a apresentação dos projetos para o centenário.

Entre eles, está a construção da Praça do Centenário, no marco zero da cidade; a produção de uma réplica em miniatura do Juazeiro primitivo, tendo como modelo a tela de Dona Assunção Gonçalves; um programa de editoração de livros e cordéis, além da reedição de obras clássicas já esgotadas, como "O Patriarca de Juazeiro" e "Mistérios de Joazeiro"; o tombamento de prédios históricos, como a Escola Nacional Rural, a Casa da Família Bezerra de Menezes e o Casarão do Horto; construção dos quatro Portais da Cidade, além da Praça do Triângulo Crajubar, símbolo da unidade caririense, e do Museu da Cidade; e um projeto de reflorestamento, através da distribuição de mudas de juazeiro a romeiros que visitam Juazeiro do Norte. Em média, a cidade recebe 175 mil visitantes a cada romaria.

Outra iniciativa seria convidar filhos de Juazeiro do Norte para se engajarem na organização das comemorações, como embaixadores do centenário.

Como parte dos eventos comemorativos, já foi realizada exposição sobre a imprensa centenária do município e concerto da Orquestra Filarmônica do Ceará. O jornal "O Rebate", fundado em 18 de julho de 1909 e considerado precursor do movimento pela emancipação de Juazeiro do Norte, teve sua primeira edição reproduzida em fac-símile.

O Diretor do Museu de Arte da UFC, Prof. Pedro Eymar; o Coordenador do Núcleo de Documentação Cultural (Nudoc) da UFC, Prof. Régis Lopes; o ex-Reitor da Universidade Regional do Cariri (Urca), Prof. André Herzog; a ex-Superintendente regional do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), Olga Paiva; e professores da Universidade Estadual do Ceará (Uece) e Urca também participaram da reunião com a Comissão do Centenário.

Mais informações sobre os preparativos para os 100 anos de Juazeiro do Norte podem ser obtidas com a Comissão do Centenário, através do telefone (88) 3511.4040, do e-mail centenario2011@oi.com.brEste endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o Javascript terá de estar activado para poder visualizar o endereço de email ou pelo site centenariodejuazeiro.blogspot.com .

Fonte: Coordenadoria de Comunicação e Marketing Institucional da UFC - (fone: 85 3366 7330 / 3366 7331)

Nenhum comentário:

Postar um comentário