terça-feira, 8 de setembro de 2009

JUAZEIRO CENTENÁRIO

Ivonete Maia
07 Set 2009 - 01h57min

Boa parte de uma manhã da semana passada, na Reitoria da Universidade Federal, tive a oportunidade, preciosa oportunidade, de participar de uma reunião, que, ao final, só deu compensações, pelo conteúdo das discussões ocorridas. Refiro-me a encontro da comissão responsável pelas comemorações do centenário de Juazeiro do Norte, no período de 20l0 a 22 de julho de 20ll, data da independência do Município.

Ao anfitrião, reitor Jesualdo Farias, e ao prefeito Manoel Santana, a todos, enfim, mostrou-se um rol de atividades, de ações e de empreendimentos já concebidos, sem dispensar sugestões que contribuam para dar dimensão e repercussão a um acontecimento que agrega fortes razões para se tornar inesquecível.

Na verdade, o que está projetado dará ao Juazeiro e ao Cariri a chance de incorporar ao seu potencial econômico, social, religioso e cultural um conjunto de valores e de conquistas que a região exige e merece.

A campanha de divulgação do centenário, em pleno curso, não tem como foco apenas as instituições e entidades que naturalmente estão incluídas no esforço de tornar marcante o fato, como Governo do Estado, universidades, núcleos culturais e movimentos sociais. Há, no sentimento da comissão, uma alentadora disposição e empenho para inclusão de tantos quantos se vinculam ao Juazeiro, seja por laços antigos e familiares, seja por afeição ao seu patriarca, o Padre Cícero.

Sem dúvida, o motor de toda essa mobilização, desde agora, é a própria história do Juazeiro, rica para avaliações relevantes, rica para estudos perspicazes. Em suma, Juazeiro é fonte de inspiração permanente e há muito o que beber nessa fonte.

Ivonete Maia - Jornalista
ivonetemaia@hotmail.com
Fonte: jornal O Povo, Fortaleza, Ceará

CONTATO COM A COMISSÃO DO CENTENÁRIO: e-mail: centenario2011@oi.com.br
Telefone: (88() 3511 4040

Nenhum comentário:

Postar um comentário