sábado, 28 de novembro de 2009

COMISSÃO DO CENTENÁRIO CALENDARIZA EVENTOS PARA 2010

A Comissão Organizadora do Centenário de Juazeiro do Norte já está fechando uma série de importantes detalhes relacionados com a festa. Esta semana, ela foi buscar as bênçãos do Padre Cícero, na Colina do Horto, para uma reunião que durou o dia inteiro. O momento serviu para uma discussão ampla e dar encaminhamentos a diversos projetos, além de agendar futuras reuniões com algumas secretarias como de Esportes e da Educação.
Nesse momento a principal pendência é o encaminhamento para os órgãos devidos que vão executar as tarefas. Aos poucos a programação está sendo fechada e datas vão sendo agendadas como é o caso do lançamento de uma antologia do professor Daniel Walker sobre José Marrocos prevista para o dia 14 de agosto de 2010 quando serão lembrados os 100 anos do seu falecimento. A obra faz parte do chamado pacote editorial numa parceria com a secretaria estadual de cultura.
Alguns livros vão ser lançados ou relançados durante a Semana do Padre Cícero. Outros durante as festividades da Semana do Município como é o caso da obra do falecido Padre Azarias Sobreira: “O Patriarca de Juazeiro”. Quanto ao Relógio Remissivo que vai assinalar o tempo que falta para os 100 anos de Juazeiro, a comissão quer ver o prefeito Manoel Santana inaugurando-o até o final de dezembro na Praça Padre Cícero.
Para o próximo dia 1º de fevereiro está prevista a chegada a Juazeiro das relíquias de Dom Bosco, sacerdote da Ordem Salesiana que tinha toda a admiração do Padre Cícero. Já a imagem de Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil, será trazida de Aparecida do Norte e estará em Juazeiro no dia 10 de julho de 2010. Segundo o Secretário de Turismo e Romarias, José Carlos dos Santos, aqui ficará uma réplica a ser posta em um nicho no Portal da Fé com construção prevista para a Rua do Horto.
Em relação às obras estruturantes contidas no chamado projeto Complexo do Centenário, o presidente da Comissão Organizadora, Geraldo Menezes Barbosa, avisou que a tarefa agora será em torno das articulações políticas em nome da alocação de recursos orçamentários junto aos governos do Estado e da União. O custo estimado desses projetos como Praça do Centenário, Marco Zero, Rancho Popular e os portais é de quase R$ 10 milhões.
Esse portais de entrada serão construídos nas estradas que dão acesso chegando pelos municípios de Caririaçu, Crato e Barbalha, além da Avenida Virgílio Távora num portal para vem ao Juazeiro pelo Aeroporto Orlando Bezerra de Mene4zes. Para 2010 a Comissão Organizadora prevê ainda a realização de simpósios sobre Turismo e Romarias e o futuro de Juazeiro, cujos eventos terão o apoio da Universidade Federal do Ceará (UFC). A intenção, de acordo com o secretário Zé Carlos, é discutir o potencial e o futuro de Juazeiro. (Texto e foto de Demontier Tenório)

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Comissão do Centenário se reunirá durante o dia inteiro na Colina do Horto

Após a festa em comemoração aos 40 anos de inauguração da Estátua de Padre Cícero, a Comissão Organizadora do Centenário de Juazeiro do Norte retorna à Colina do Horto. Será nesta quinta-feira, 26 de novembro, quando os seus membros passarão o dia reunido na Casa das Irmãs praticamente ao lado do monumento. A informação foi transmitida pelo professor José Carlos dos Santos que divide as tarefas como Coordenador Executivo da Comissão e Secretário de Turismo e Romarias de Juazeiro.
O presidente da comissão, Geraldo Barbosa, coordenará os trabalhos e espera reunir o maior número possível. Além desses dois, a comissão é formada ainda por Renato Dantas, Daniel Walker, Renato Casimiro, Raimundo Araújo, Reginaldo Duarte, Paulo Machado, Glória Tavares, Maria do Carmo Ferreira, Padre Paulo Lemos, e as irmãs Annette Dumoulin e Ana Teresa.
Os mais diversos assuntos serão tratados, visando o fechamento de questões como o chamado Complexo do Centenário, que são as obras estruturantes para marcar a data. A comissão fará ainda uma avaliação das propostas e sugestões recebidas e incursionará pela parte cultural das festividades, incluindo o projeto editorial. Ele contemplará uma série de livros históricos com a publicação de obras inéditas e reedições de livros que se tornaram referência na bibliografia de Juazeiro e, hoje, se encontram esgotados. Haverá ainda a impressão de livro que reunirá uma série de fotos históricas de Juazeiro.(Texto e foto de Demontier Tenório)

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

GRANDES OBRAS MARCARÃO O CENTENÁRIO

O prefeito Manuel Santana aprovou os projetos apresentados pela Comissão do Centenário. Contrariando as opiniões dos pessimistas, os projetos foram apresentados e devidamente aprovados no tempo previsto pelos membros da Comissão. Os projetos que deixarão marcas perenes na festa do Centenário de Juazeiro são: 1. Praça do Centenário, onde ficará o Marco Zero da fundação da cidade; 2. Rancho Comunitário para hospedagem de romeiros pobres; 3. Museu da Cidade; 4. Portais da Cidade (quatro portais ao todos localizados nas rodovias Juazeiro-Crato. Juazeiro-Barbalha. Juazeiro-Caririaçu e saída do Aeroporto Orlando Bezerra de Menezes); 5. Portal da Fé (localizado no início da rua que dá acesso ao Horto; 6. Relógio Remissivo para contar os dias que faltam para o Centenário; 7. Portais de identificação de locais e prédios históricos. Os projetos agora serão entregues para apreciação dos parlamentares da bancada cearense, aos quais será solicitada uma ajuda financeira. Afora esses projetos, que são os maiores, serão desenvolvidas ações em busca de obter parcerias para concretização das sugestões que foram apresentadas à Comissão do Centenário nos encontros realizados com instituições e também de sugestões enviadas por e-mail. A Comissão deverá se reunir brevemente para traçar a programação de eventos que será realizada em 2010, a qual deverá contemplar entre outras coisas, lançamentos de livros, realização de simpósio, gincanas culturais, dentre outros eventos cujo calendário será divulgado até o final de dezembro.

PADRE MURILO SERÁ LEMBRADO
Foi o próprio prefeito de Juazeiro, Manuel Santana, quem teve a ideia de construir o Rancho Comunitário para acolhimento dos romeiros pobres. O prédio que será construído no terreno que fica ao lado do Cartório Eleitoral terá capacidade para hospedar 1000 pessoais e terá função multiuso, podendo também receber pessoas fora dos períodos de romarias, como estudantes que para aqui vêm para participar de eventos. Em atendimento a uma solicitação da Comissão do Centenário o prefeito expressou sua alegria em batizar o rancho com o nome do inesquecível Vigário do Nordeste, Monsenhor Murilo de Sá Barreto, falecido em 2005. E mais: dentro do rancho haverá um espaço todo dedicado à memória dele, porquanto Monsenhor Murilo foi, assim como o Padre Cícero, um grande amigo dos romeiros e também grande incentivador das romarias, além de grande amigo e benfeitor de nossa cidade. No Museu de Monsenhor Murilo será exposto um grande painel fotográfico contando a sua vida, como vigário e educador, além de alguns de seus objetos pessoais. Será sem dúvida uma justa e merecida homenagem, a qual expressará toda a gratidão da cidade centenária ao seu saudoso vigário. Todos os projetos serão brevemente mostrados à população através de fotografias e maquetes que já estão sendo providenciadas.

MUSEU DA CIDADE

Dos projetos idealizados para comemorar o Centenário de Juazeiro o do Museu da Cidade está merecendo tratamento especial pelos membros da Comissão, pois já faz tempo que a população reclama por este equipamento turístico e cultural, presença obrigatória em qualquer cidade histórica. Os quatro museus existentes aqui são todos focados no Padre Cícero: são dois na rua São José, um na casa onde viveu mais tempo e outro na casa onde morreu; outro no Memorial Padre Cícero e o Museu Vivo localizado no Horto. Falta, então, o museu para resgatar a história da cidade. E o primeiro e grande passo já foi dado com a elaboração do projeto. No Museu de Juazeiro haverá espaço para artes plásticas, ourivesaria, figuras históricas e populares, artesanato, imprensa etc., tudo montado de forma a poder resgatar e contar a história. O Museu foi projetado para ser um espaço dinâmico e interativo e funcionará dentro das técnicas modernas. Será sem dúvida uma grande atração turística e cultural.

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

ESTÃO PRONTOS PROJETOS DAS GRANDES OBRAS DO CENTENÁRIO DE JUAZEIRO

A Comissão Organizadora do Centenário de Juazeiro do Norte voltou a se reunir na noite desta quarta-feira, dia 4, na Biblioteca do Memorial Padre Cícero. Novamente com a participação da arquiteta Gizele Menezes, que apresentou novos detalhes em torno dos projetos estruturantes para comemorar e marcar os 100 anos do município.
São com esses documentos debaixo do braço que, segundo o coordenador executivo da comissão e Secretário de Turismo e Romarias, José Carlos dos Santos, o prefeito Manoel Santana vai tentar emendas aos orçamentos da União e Estado para garantir recursos. O Complexo do Centenário é como está sendo chamado este conjunto de obras que reúne os portais de entrada de Juazeiro, um rancho comunitário por trás do Fórum Eleitoral, relógio remissivo, a Praça do Centenário de 14 mil metros quadrados que acolherá o marco zero, o museu da cidade e os monumentos de identidade histórica.
Quanto ao rancho dos romeiros, a arquiteta explica tratar-se de um espaço multiuso que poderá servir em épocas que não sejam as de romarias para eventos como congressos universitários e outros. Gizele acrescentou que já existe estrutura compatível para um pavimento superior. Ele conta com playground, estacionamento, capela, lavanderia, banheiros femininos e masculinos, cozinha, redários e o museu do monsenhor Murilo.
Todos os projetos elaborados já são dotados de acessibilidade a pessoas com mobilidade reduzida e que, na Praça do Centenário, haverá, de forma inusitada, acessibilidade para pessoas com deficiência visual. Para Gizele, é uma forma de o Governo da Revolução Democrática fazer jus ao seu nome, criando espaços para todos. O presidente da Fundação Memorial Padre Cícero, Renato Casimiro, ficou encarregado de fazer as justificativas apresentando esses projetos numa espécie de petição com endereço para os deputados estaduais e federais.(Demontier Tenório)