sábado, 28 de novembro de 2009

COMISSÃO DO CENTENÁRIO CALENDARIZA EVENTOS PARA 2010

A Comissão Organizadora do Centenário de Juazeiro do Norte já está fechando uma série de importantes detalhes relacionados com a festa. Esta semana, ela foi buscar as bênçãos do Padre Cícero, na Colina do Horto, para uma reunião que durou o dia inteiro. O momento serviu para uma discussão ampla e dar encaminhamentos a diversos projetos, além de agendar futuras reuniões com algumas secretarias como de Esportes e da Educação.
Nesse momento a principal pendência é o encaminhamento para os órgãos devidos que vão executar as tarefas. Aos poucos a programação está sendo fechada e datas vão sendo agendadas como é o caso do lançamento de uma antologia do professor Daniel Walker sobre José Marrocos prevista para o dia 14 de agosto de 2010 quando serão lembrados os 100 anos do seu falecimento. A obra faz parte do chamado pacote editorial numa parceria com a secretaria estadual de cultura.
Alguns livros vão ser lançados ou relançados durante a Semana do Padre Cícero. Outros durante as festividades da Semana do Município como é o caso da obra do falecido Padre Azarias Sobreira: “O Patriarca de Juazeiro”. Quanto ao Relógio Remissivo que vai assinalar o tempo que falta para os 100 anos de Juazeiro, a comissão quer ver o prefeito Manoel Santana inaugurando-o até o final de dezembro na Praça Padre Cícero.
Para o próximo dia 1º de fevereiro está prevista a chegada a Juazeiro das relíquias de Dom Bosco, sacerdote da Ordem Salesiana que tinha toda a admiração do Padre Cícero. Já a imagem de Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil, será trazida de Aparecida do Norte e estará em Juazeiro no dia 10 de julho de 2010. Segundo o Secretário de Turismo e Romarias, José Carlos dos Santos, aqui ficará uma réplica a ser posta em um nicho no Portal da Fé com construção prevista para a Rua do Horto.
Em relação às obras estruturantes contidas no chamado projeto Complexo do Centenário, o presidente da Comissão Organizadora, Geraldo Menezes Barbosa, avisou que a tarefa agora será em torno das articulações políticas em nome da alocação de recursos orçamentários junto aos governos do Estado e da União. O custo estimado desses projetos como Praça do Centenário, Marco Zero, Rancho Popular e os portais é de quase R$ 10 milhões.
Esse portais de entrada serão construídos nas estradas que dão acesso chegando pelos municípios de Caririaçu, Crato e Barbalha, além da Avenida Virgílio Távora num portal para vem ao Juazeiro pelo Aeroporto Orlando Bezerra de Mene4zes. Para 2010 a Comissão Organizadora prevê ainda a realização de simpósios sobre Turismo e Romarias e o futuro de Juazeiro, cujos eventos terão o apoio da Universidade Federal do Ceará (UFC). A intenção, de acordo com o secretário Zé Carlos, é discutir o potencial e o futuro de Juazeiro. (Texto e foto de Demontier Tenório)

Um comentário:

  1. Veja documentário que fiz sobre Padre Cícero, após dois anos de filmagens. Intitulado: PADIM CIÇO, SANTOU OU CORONEL? Se gostar, comente, avalie e divulgue. Pode acessar através do meu blog:

    www.valdecyalves.blogspot.com

    ResponderExcluir