sexta-feira, 21 de agosto de 2009

COMISSÃO DO CENTENÁRIO VISITA CÂMARA MUNICIPAL

Para expor sobre os planos e metas da Comissão Organizadora do Centenário de Juazeiro do Norte, pelo menos seis dos 13 componentes participaram da sessão ordinária da Câmara Municipal. Além disso, foi apresentada uma cronologia do processo de emancipação política da terra de Padre Cícero. Os vereadores acompanharam atentamente as palestras e elogiaram o nível da comissão, bem como o conteúdo do esboço apresentado.
Na verdade, a festa pelos 100 anos de Juazeiro já foi aberta no último dia 18 de julho com o Centenário da Imprensa no Centro Cultural BNB Cariri. O presidente da comissão, Geraldo Menezes Barbosa, aproveitou para convidar os edis a visitarem a exposição dos jornais editados ao longo de dez décadas no município. Ela estará aberta até o final deste mês no quarto andar do Banco do Nordeste, onde é distribuída a primeira edição do Jornal O Rebate que foi reimpressa.
A sessão foi presidida pelo vereador José de Amélia Junior a quem coube o convite para os esclarecimentos da comissão. O coordenador executivo e Secretário de Turismo e Romarias, José Carlos dos Santos, apresentou o conjunto das idéias recebidas e discutidas nos encontros periódicos da comissão. Ele disse que o prefeito Manoel Santana está entusiasmado e considerou a festa como um motivo importante de promoção da auto-estima e do próprio desenvolvimento de Juazeiro.
Aproveitou ainda para abrir as portas da Comissão ao parlamento e almejando que a Casa do Povo se integre a esse trabalho e leva a marca dos 100 anos nos seus eventos como forma de divulgar o centenário da terra de Padre Cícero. Além disso, cobrou idéias e sugestões para esse esboço. A primeira delas partiu do vereador Roberto Sampaio no sentido de incluir um representante do poder legislativo na comissão elogiando, em seguida, o nível da mesma.
A mesma opinião foi externada pelo vereador Gledson Bezerra parabenizando os membros e elogiando a criação do blog www.centenariodejuazeiro.blogspot.com e do e-mail: centenariodejuazeiro@gmail.com para receber idéias e sugestões. Já o vereador Adauto Araújo assegurou que a Câmara será parceira, enquanto Antonio Ferreira manifestou a opinião que “a comissão saberá conduzir bem os trabalhos”. A vereadora Mara Torres defendeu uma festa grande, pois “será única”.
Para Delian Pinheiro, as figuras que contribuíram com a história e o desenvolvimento do município devem ser resgatadas. O presidente Zé de Amélia Júnior anunciou o propósito de contribuir ao máximo com os trabalhos. Participaram ainda pela comissão o secretário geral, Renato Dantas; a Secretária de Cultura, Glória Tavares; os professores Daniel Walker e Raimundo Araújo; e a presidente da Fundação Memorial Padre Cícero, Maria do Carmo Ferreira. (Demontier Tenório)

2 comentários:

  1. NÃO DEVEMOS ESQUECER DO BEATO JOSÉ LOURENÇO QUE TAMBEM FAZ PARTE DA NOSSA HISTÓRIA

    ResponderExcluir
  2. CONVITE: DIA 25 DE FEVEREIRO AS CINCO DA TARDE IGREJA DO SOCORRO MISSA PELA PASSSAGEM DOS 65 ANOS DE FALECIMENTO DO BEATO JOSÉ LOURENÇO

    POSTADO POR : PEDRO ANDRADE SALES ( 8808 6838 )

    ResponderExcluir