Na verdade, a festa pelos 100 anos de Juazeiro já foi aberta no último dia 18 de julho com o Centenário da Imprensa no Centro Cultural BNB Cariri. O presidente da comissão, Geraldo Menezes Barbosa, aproveitou para convidar os edis a visitarem a exposição dos jornais editados ao longo de dez décadas no município. Ela estará aberta até o final deste mês no quarto andar do Banco do Nordeste, onde é distribuída a primeira edição do Jornal O Rebate que foi reimpressa.
A sessão foi presidida pelo vereador José de Amélia Junior a quem coube o convite para os esclarecimentos da comissão. O coordenador executivo e Secretário de Turismo e Romarias, José Carlos dos Santos, apresentou o conjunto das idéias recebidas e discutidas nos encontros periódicos da comissão. Ele disse que o prefeito Manoel Santana está entusiasmado e considerou a festa como um motivo importante de promoção da auto-estima e do próprio desenvolvimento de Juazeiro.
Aproveitou ainda para abrir as portas da Comissão ao parlamento e almejando que a Casa do Povo se integre a esse trabalho e leva a marca dos 100 anos nos seus eventos como forma de divulgar o centenário da terra de Padre Cícero. Além disso, cobrou idéias e sugestões para esse esboço. A primeira delas partiu do vereador Roberto Sampaio no sentido de incluir um representante do poder legislativo na comissão elogiando, em seguida, o nível da mesma.
A mesma opinião foi externada pelo vereador Gledson Bezerra parabenizando os membros e elogiando a criação do blog www.centenariodejuazeiro.blogspot.com e do e-mail: centenariodejuazeiro@gmail.com para receber idéias e sugestões. Já o vereador Adauto Araújo assegurou que a Câmara será parceira, enquanto Antonio Ferreira manifestou a opinião que “a comissão saberá conduzir bem os trabalhos”. A vereadora Mara Torres defendeu uma festa grande, pois “será única”.
Para Delian Pinheiro, as figuras que contribuíram com a história e o desenvolvimento do município devem ser resgatadas. O presidente Zé de Amélia Júnior anunciou o propósito de contribuir ao máximo com os trabalhos. Participaram ainda pela comissão o secretário geral, Renato Dantas; a Secretária de Cultura, Glória Tavares; os professores Daniel Walker e Raimundo Araújo; e a presidente da Fundação Memorial Padre Cícero, Maria do Carmo Ferreira. (Demontier Tenório)
NÃO DEVEMOS ESQUECER DO BEATO JOSÉ LOURENÇO QUE TAMBEM FAZ PARTE DA NOSSA HISTÓRIA
ResponderExcluirCONVITE: DIA 25 DE FEVEREIRO AS CINCO DA TARDE IGREJA DO SOCORRO MISSA PELA PASSSAGEM DOS 65 ANOS DE FALECIMENTO DO BEATO JOSÉ LOURENÇO
ResponderExcluirPOSTADO POR : PEDRO ANDRADE SALES ( 8808 6838 )