segunda-feira, 5 de outubro de 2009

UFC e Comissão do Centenário voltam a se reunir e surgem novidades

Parte da Comissão Organizadora do Centenário de Juazeiro do Norte esteve com o reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC), Jesualdo Farias, no Campus Avançado do Cariri. Foi o desdobramento da reunião inicial realizada, em Fortaleza, no dia 2 de setembro com a cúpula da Universidade. O reitor aproveitou a vinda para inaugurar a segunda etapa do Campus e trouxe propostas sugeridas na capital, além de novidades que a UFC vai perseguir como forma de homenagear os 100 anos de Juazeiro.
A primeira delas será a implantação da Rádio FM Universitária do Cariri com sede no próprio Campus de Juazeiro e a segunda a instalação do Memorial ou Museu da cidade. Quanto a esse último, já está tentando encontrar o local ideal para o seu funcionamento, que pode ser o prédio da antiga Escola Técnica de Comércio Dr. Geraldo no centro da cidade. A intenção é abrigar importante acervo que muito representa para a história de Juazeiro e do Ceará como um todo.
Já o professor Renato Casimiro, que é membro da comissão, informou que ele e Daniel Walker decidiram doar o acervo pessoal de ambos ao Campus da UFC no Cariri. Adiantou que, no próximo dia 3 de novembro às 9 horas, fará a entrega da primeira parte que consiste em cerca de cinco mil das 15 mil xilogravuras que possui e cerca de 500 livros. O acervo conta com fotos, jornais, revistas, CDs, DVDs, cordéis, xilogravuras, documentos, artes populares e livros. (Texto e foto de Demontier Tenório)

Nenhum comentário:

Postar um comentário