sábado, 7 de março de 2009

COMISSÃO DO CENTENÁRIO SE REUNIU

A criação de um blog para divulgação dos eventos e a forma como será feita e escolhida a logomarca e o hino do centenário foram os principais assuntos debatidos pela comissão que organiza a festa dos 100 anos de emancipação política de Juazeiro. O encontro foi no auditório do Memorial Padre Cícero e teve a participação da pesquisadora e mestra em ciências da religião, Maria do Carmo Pagan Forti, que veio ao município proferir palestra sobre os 120 anos da transformação da hóstia em sangue na boca da beata Maria de Araújo.

Logo após a abertura pelo presidente da comissão, Geraldo Menezes Barbosa, foram discutidas as ações realizadas, metodologias de trabalho e a apresentação de um esboço do plano de 2009. Segundo o coordenador executivo e Secretário de Turismo e Romarias, José Carlos dos Santos, está confirmado para o dia 18 de julho, o início da programação por coincidir com o lançamento do Jornal O Rebate e, conseqüentemente, o centenário da Imprensa juazeirense. Haverá ainda os 100 anos da xilogravura no município uma proposta do professor Gilmar de Carvalho.
Ele avisou sobre a disposição da gestão do prefeito Santana em entregar, por ocasião da festa do centenário, obras marcantes como um monumento pela data, o portal de entrada no município e a praça do centenário. Esta última deve ficar sob a torre do Luzeiro e ostentar moderno padrão. Zé Carlos adiantou que muitas instituições e entidades já manifestaram interesse de prestar homenagens à Juazeiro pelos 100 anos da sua emancipação. Por isso, está empenhado em catalogar datas e incluir num amplo calendário. (Texto e foto de Demontier Tenório)

2 comentários:

  1. Prezados amigos!!

    Parabéns pela iniciativa da criação do Blog do Centenário. Trata-se de uma grande oportunidade para ressaltarem a magnitude e importância da data.

    Um canal a mais onde poderemos sugerir,opinar e criticar construtivamente para promover um evento grandioso como a data e a nossa gente espera, precisa e merece.

    Posteriormenmte enviarei um texto para apreciação e, se possível, publicação neste espaço. Estou linkando este bloga nos espaços onde escrevo diariamente. Sugiro a inclusão do Blog do Centenário na Rede de Blogs do Cariri.

    Fraternal abraço,

    Beto Fernandes
    Editor do Blog do Juazeiro e da Revista do Beto

    ResponderExcluir
  2. Caros amigos,
    Daqui de Salvador, onde me encontro desde 2007, para fins de cursar doutorado, remeto meus cumprimentos e aproveito para dar-lhes notícias:
    Acabo de chegar de Sao Paulo onde fui prestigiar um show da cantora paraibana Socorro Lira (www.socorrolira.com.br) que, na ocasião (dia 11/março/2009), no SESC Consolação, exibiu uma performance emocionada e cantada do meu cordel intitulado MARIA DE ARAÚJO E SEU LUGAR NA HISTÓRIA (ou a Beata Beat Cult). Este cordel na íntegra encontra-se no meu blog www.cordelirando.blogspot.com
    Trata-se de uma tentativa de resgatar pela literatura popular ''o verdadeiro lugar de maria de araújo''...foi publicado pela primeira vez em 2005, pelo SESC JUAZEIRO, mas elaborado na Lira Nordestina.
    A referida cantora gravará o show em DVD no inicio de abril na cidade de Salvador. Envidarei esforços no sentido de que tal espetaculo possa ir para nossa cidade.
    Desejo contar com o vosso apoio.
    Atenciosamente,
    Salete Maria

    ResponderExcluir